Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de março de 2014

Abrindo uma conta bancária em Luxemburgo

Gostaria de dividir a minha experiência em abrir uma conta em Luxemburgo com vocês para que saibam as vantagens/desvantagens.

Eu publiquei alguns posts atrás o quanto custa para fazer o pagamento de alguma taxa para o Governo Luxemburguês.

É caro. Independente do valor que você transfere, alguns bancos além do próprio valor em si transferido cobram pelo serviço de 40 a 100 reais. Tudo isto porque se trata de uma ordem de pagamento internacional (é para Luxemburgo, mas custa a mesma coisa para outros países também)

Eu fiquei assustado com este custo. E como quero economizar, decidi pesquisar quais alternativas mais baratas existem.

A melhor saída que encontrei foi abrir uma conta no banco postal Luxemburguês. O correio deles. No site deles (que está em frances, inglês e alemão) mostrava as vantagens. Não pago taxa de manutenção da conta. Posso fazer pagamentos, depositos, transferencias , tudo pelo internet banking.

Era ótimo. Pois as taxas que eu pago são as emissões dos Certificat de Nationalité. (10 Euros para cada pessoa). E eventualmente do passaporte (50 Euros). Eu só pago uma vez as taxas de transferencias do Brasil para esta conta e vou fazendo os pequenos pagamentos a medida que preciso. Por exemplo, transfiro 120 Euros e deixo na conta por lá e faço o pagamento que precisar a cada vez.

Mas, tinha uma "pegadinha". Eu pude abrir a conta, mesmo sem ter a cidadania ainda. Mas o acesso ao internet banking eu só posso solicitar se residir em Luxemburgo. A mesma coisa para cartões de crédito/débito.

Apesar desta restrição que não tinha visto nos documentos, eu consigo fazer os pagamentos / transferencias através da alternativa mais "convencional", ou seja, pelo correio mesmo.

Isto porque você recebe em casa ao abrir a conta, uma correspondência com envelopes e formulários de pagamentos/transferencias que se parece com cheques. Você preenche este "cheque" e coloca no envelope e manda.

O processamento demora um pouco mais pois a carta precisa ir para a europa (geralmente 7 a 9 dias). Mas, funciona. Um detalhe é que o envelope já vem com porte pago, isto é, não se paga para enviar a carta. Mas só funciona isto dentro da europa. Do Brasil para lá, tem que pagar a tarifa do correio do Brasil. Eu já fiz pagamento para o Ministério da Justiça para os Certificat de Nationalité e para o Ministério de relações exteriores (MAE) para o passaporte e também transferi saldo para minha conta no PayPal usando este serviço.

Ah, uma coisa bem boa também em ter esta conta é que você recebe em casa um extrato a cada mês que você possui movimentação. Este pequeno papel tem uma função crucial para você. Ele lhe serve como COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA. Como é um documento escrito em francês, posteriormente você não precisa mandar fazer tradução juramentada de comprovante de residência pois ele é aceito com este fim. Assim são uns 100,00 que você economiza mais tarde.(o comprovante de residência é solicitado quando você faz o pedido do passaporte).

Quem quiser se aventurar, acesse o www.post.lu e veja o atalho chamado CCP.

4 comentários:

  1. Caro Fábio,
    Você abriu a conta pessoalmente em Luxemburgo? No site, a respeito particularmente da abertura, só encontrei a expressão "Interessado? Para abrir uma conta corrente postal, dirija-se a um escritório postal com prova de identidade".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja já faz 4 anos que abri a conta. Naquela época mandei um e-mail perguntando se eu poderia abrir por correspondência. O atendente me informou que sim. Mandei a documentação que ele pediu e abri a conta normalmente. Pode ser que as regras mudaram no banco postal.
      Agora no site justarrived.lu tinha uma opção para o BNP Pariba que permitia abrir uma conta sem ir para lá. O Cartão seria entregue quando você chegasse em luxemburgo.
      Teria que reavaliar se este banco cobra tarifas, etc. O banco postal não me cobra nada.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Dinheiro é bem vindo em qualquer lugar do mundo. Alguns Private Bankings exigem um montante maior para abrir a conta.
      Mas as regras mudam frequentemente. Da época que criei este post mudou a regra no banco postal e não permite mais abrir a conta quem reside no exterior (de luxemburgo)

      Excluir