Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Resumo de tudo que você queria saber sobre a Nacionalidade Luxemburguesa

Prezados leitores,

Criei um video simples para mostrar um resumo de vário aspectos da Nacionalidade Luxemburguesa.



19 comentários:

  1. Obrigado pelo vídeo, porém o áudio está muito baixo.

    ResponderExcluir
  2. Pelo que entendi, quem puder comprovar que teve ascendente vivo Luxemburgues em 1900, entra com pedido de recuperação de cidadania. Gostaria de ter acesso ao email do dono do site para mais informações.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fábio, muito obrigado pelo vídeo explicando todo o processo, ótimo material. Posso pedir para colocar o link para o PDF do questinario cultural aqui no artigo do vídeo? Tentei digitar mas não encontra o PDF. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo Feedback Ricardo. A lei mudou em 1/4/2017. E o link também.
      Vai aqui o link atualizado:
      http://www.guichet.public.lu/citoyens/catalogue-formulaires/citoyennete/nationalite/notice-biographique/notice-biographique.pdf

      Excluir
    2. Olá Fabio!
      Este link está fora do ar.

      Tenho mais uma duvida, após a apresentação para a segunda etapa pessoalmente e esse prazo dos 3 meses do deferimento, como posso fazer a solicitação do passaporte?

      Obrigada!!

      Luise

      Excluir
    3. Acho que encontrei.
      Pode ajudar as proximas pessoas a pesquisarem e que podem ter duvida na hora de preencher pessoalmente por causa da lingua, podes me confirmar se seria esse?

      http://www.guichet.public.lu/citoyens/catalogue-formulaires/citoyennete/nationalite/notice-biographique/notice-biographique_FR.pdf

      Excluir
    4. Luise, com a mudança de lei houve mudança nos sites.
      O link é este mesmo.
      O passasporte só pode ser pedido depois que você receber em casa a cópia do decreto do ministério da Justiça homologando o pedido assinado de recuperação que foi feito. Este documento (decreto) já vai inclusive mencionar que com a posse dele mais documentos pessoais é possível pedir emissão da identidade ou passaporte luxemburguês.

      http://www.guichet.public.lu/citoyens/catalogue-formulaires/citoyennete/nationalite/notice-biographique/notice-biographique_FR.pdf

      Excluir
  4. Boa noite Fábio Veber.

    Suas apresentações são excelentes. Porém, restou uma dúvida em relação à recuperação de cidadania, especialmente em relação ao artigo 29: O meu antepassado, imigrante luxemburguês, já era falecido em 1.1.1900, isto inviabiliza por completo a recuperação ou haveria ainda uma chance?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, isso é normal acontecer. Mas, teria que ver se o filha ou filho do imigrante herdou a cidadania. Ou, se a mulher do imigrante estava viva (ela ganhou a cidadania ao casar com Luxemburguês), ou os avós do imigrante estavam vivos. Enfim, tem diversas situações que podem provar que algum antepassado relacionado ao imigrante detinha a cidadania em 1900.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fábio.
      Analisei novamente os documentos e verifiquei que meu antepassado, ao contrário do que eu havia imaginado, foi bastante longevo para sua época e morreu somente em 1909. Com isso, portanto, o artigo 29 seria atendido sem problemas.
      Aproveito para perguntar se todos os documentos precisam ser necessariamente autenticados ou cópias dos originais poderão ser aceitas?
      Grato.

      Excluir
    2. É aceita copia autenticada (sempre tem que ser autenticada). Mas tem que ver qual é a copia que você quer autenticar porque hoje em dia ao emitir uma segunda via ela vem mais resumida do que uma certidão que você já tenha na gaveta de casa. Como a tradução juramentada traduz tudo, (carimbo, timbre, selos, autenticações,etc) tirando uma segunda via acaba compensando por ter menos itens traduzíveis e portanto menos custo para traduzir.

      Excluir
  6. Fabio.eu recebi meu documento da segunda fase,ARRETE,mas tenho uma filha de 16 anos e gostaria de solicitar a ela o certificado também,pois para op filhos menores não vem,certo?Conforme você disse no vídeo nada impede que eu peça,Mas como peço?por email? por carta?Quais os endereços exatos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. respondo com prazer sua dúvida, mas faça ela não de forma anônima.

      Excluir
  7. Fábio, o endereço de envio dos documentos é o que você colocou no vídeo? Quanto as certidões emitidas pela cúria, elas tem que ser autenticadas em cartório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim . é necessário reconhecimento de firma da pessoa que assinar o documento da Cúria.

      Excluir
  8. Olá Fábio, minha família pediu e já foi liberada para ir assinar, após a assinatura é necessário ir à Luxemburgo novamente para retirar o passaporte? Tem como fazer as 2 coisas na mesma viagem? Depois de assinar caso seja deferida a cidadania eu posso entrar na europa como cidada mesmo sem o passaporte luxemburgues? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manoela, não é possível fazer a assinatura da segunda etapa e já em seguida solicitar o passaporte. Isto porque o ministério tem o prazo de até 4 meses para homologar a assinatura da recuperação. Nos postos de fronteira, enquanto você não tiver o passaporte luxemburguês ou a identidade luxemburguesa, o oficial não fará a admissão sua como cidadã europeia. Faça cada passo no seu tempo.

      Excluir