Pesquisar este blog

domingo, 31 de maio de 2020

Um pouco de história e diferença entre tipos de consulados


A embaixada de Luxemburgo em Brasília tem atuado para ampliar sua rede consular pelo Brasil, um país de dimensões continentais. Mas, muitos perguntam: O que é um cônsul honorário? O consulado tem os mesmos poderes que a embaixada?

Vamos explicar algumas diferenças: O cônsul honorário na verdade é um trabalho VOLUNTÁRIO. Isto é, uma honra concedida a uma pessoa (daí o nome honorário), para que represente os interesses do país (Luxemburgo) e preste assistência a cidadãos luxemburgueses em visita ao Brasil por conhecer muito bem seu local de residência no Brasil. O cônsul honorário difere do cônsul de CARREIRA, onde este último é na verdade um funcionário público luxemburguês, custeado pelo governo de Luxemburgo. O cônsul honorário não recebe subvenção de Luxemburgo e por isso pode cobrar pelos seus serviços prestados. O cônsul honorário pode manter seus negócios privados juntamente com a atividade de cônsul.

O cônsul honorário geralmente não é um diplomata profissional. Muito embora tenha direitos de inviolabilidade de documentos consulares da mesma forma que um cônsul de carreira.

As competências do consulado honorário são reduzidas quando comparadas ao consulado de carreira. No Brasil todos os consulados honorários de Luxemburgo estão subordinados a embaixada de Brasilia, que também possui dentro dela um consulado de carreira, responsável pela emissão dos documentos regulares luxemburgueses (passaporte e identidade).

Até 2017 o Brasil só possuía representações honorárias de Luxemburgo, com várias limitações de atendimento. Por exemplo, até novembro de 2017 nenhum consulado de Luxemburgo no Brasil tinha sequer um site na internet para prestar informações e só emitia passaporte emergencial. Em março de 2018 a Embaixada de Luxemburgo em Brasilia foi inaugurada, que por sinal é a única embaixada de Luxemburgo em TODA a América do Sul. Em 2019 colocou seu site no ar. Em março de 2020 anunciou o início do seu serviço consular para emissão de documentos. Este fato foi muito comemorado pela comunidade de brasilo-luxemburgueses.

A embaixada trata assuntos diplomáticos e em geral concentra seus trabalhos para os governos do Brasil e Luxemburgo. Enquanto os consulados focam seus trabalhos para assistência dos cidadãos.

Portanto vemos uma atuação de melhoria constante da Embaixada em ampliar o atendimento para os seus cidadãos residentes no Brasil, tanto no atendimento documental quanto no aspecto cultural.

Fonte: Convenção de Viena sobre as relações consulares, Ministério da relações exteriores de Luxemburgo, Ministério das relações exteriores da França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário