Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Projeto de ATLAS de imigrantes Luxemburgueses no Brasil

Prezados leitores,

Estou finalizando a primeira etapa de um projeto inédito. Será um presente para a comunidade de descendentes luxemburgueses no Brasil.

Ficará disponível para o público de forma gratuita o primeiro ATLAS DOS IMIGRANTES LUXEMBURGUESES NO BRASIL.

Mapeamos e buscamos em Luxemburgo as certidões de nascimento de 54 famílias de imigrantes (patriarcas ou matriarcas luxemburgueses). Plotamos no mapa a cidade de origem em Luxemburgo e a cidade de destino aqui no Brasil de cada um deles. Será possível navegar pelo mapa origem e destino e ver todos os imigrantes.

Montamos a visão dos estados e cidades que recepcionaram os imigrantes, bem como as cidades e cantões de Luxemburgo de onde eles partiram. Podemos verificar as ondas de imigração além de outras estatísticas com os dados obtidos.

Sabemos que existem pelo menos mais umas 10 famílias entre catarinenses e capixabas que ficaram de fora pois não localizamos o nascimento em Luxemburgo. Os visitantes poderão enviar os dados para nós caso queiram colaborar.

Queríamos terminar até o dia 23/6 mas não foi possível. Espero que nas próximas semanas consigamos concluir.

Posteriormente faremos uma segunda etapa com os descendentes de cada um dos patriarcas ou matriarcas.Muitos pedidos de nacionalidade foram feitos pelos filhos destes imigrantes que chegaram a nascer em Luxemburgo e vieram ainda criança para o Brasil. Nesta primeira etapa deixamos eles de fora para ter uma visão da quantidade de famílias. Mas ampliaremos este atlas com a colaboração das pessoas.

Portanto aguardem um pouco para esta novidade.

5 comentários:

  1. Que legal, Fábio! um presente pra comunidade!!

    Queria te dizer: sou formal e definitivamente luxemburguesa. :) O documento chegou há duas semanas. Fui à Luxemburgo em janeiro. 5 meses depois chegou ao Brasil. No tempo que imanava que chegaria mesmo. Obrigada pela sua contribuição, o blog é um imenso serviço a todos! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Patricia! fico bem feliz que tenha dado tudo certo! Agradeço o elogio! Estou bem ansioso para divulgar este atras e faze-lo crescer como fonte de referencia para os vários descendentes de luxemburgueses. Um grande abraço e aproveite a nossa nacionalidade!

      Excluir
  2. Sensacional o trabalho que você faz Fabio, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Flavio a Familia Ewen esta incluida? Se precisar informacoes me avise. Compartilharei no facebook pagina nos somos luxemburgueses!

    ResponderExcluir