Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Passaporte emergencial de Luxemburgo no Brasil? É feito na representação da BELGICA!



A embaixada de Luxemburgo em Brasília publicou no último 29/03/19 que o passaporte emergencial temporário (sem biometria e utilizado somente para regressar a Luxemburgo com validade de apenas um ano) é emitido pelo Consulado Geral da Bélgica em São Paulo.

Até então era do nosso conhecimento um procedimento diferente, mas este posicionamento está em linha com o que já estava há muito tempo no site do MAEE (Ministère des Affaires Étrangères et Européenes) e o site Guichet.lu que mencionava que passaportes emergenciais eram tratados pelos consulados Gerais da Bégica que agem em cooperação com Luxemburgo (acrônimo Benelux).
Inclusive o visto para residência maior do que 90 dias também é feito por intermédio do Consulado Geral da Belgica.

Fizemos um contato telefônico tanto com o Consulado Geral da Bélgica em SP quanto com a  Embaixada de Luxemburgo em Brasília e a informação foi confirmada.

Fonte: site da Embaixada de Luxemburgo em Brasília, na seção consular aqui

No link acima estão o e-mail, telefone e endereço do Consulado Belga  para contato.

O link também deixa claro que a emissão do passaporte REGULAR luxemburguês (com validade de 5 anos e uso irrestrito pelo mundo)  que deveria ser feito pela embaixada de Brasília, segue ainda sem prazo para iniciar este serviço.

Quando ocorrer alguma mudança no procedimentos esta informação de utilidade Pública será atualizada.

4 comentários:

  1. Ola Fábio, como vai?
    Estou com algumas dúvidas e talvez você consiga me ajudar...
    Já recebi o decreto de recuperação de cidadania, então meu último passo é a obtenção da ID e do passaporte.
    Vc sabe me dizer se na embaixada de Londres é possivel fazer esse procedimento?
    Outra pergunta, quando tem filhos menores de idade, a presença deles é necessária para obtenção desses documentos ou posso representá-los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alana,
      A obtenção do ID e passaporte é opcional. Só faça se vc tiver a necessidade. Mas não fazer estes documentos não retira a nacionalidade que você já teve confirmada. Sim em Londres é possível fazer ambos documentos. Já tivemos leitores daqui do blog que fizeram.Mas para os menores se forem coletar as digitais não dá para fazer sem a presença deles. Não sei dizer se coletam obrigatoriamente as digitais. O correto é entrar no site http://londres.mae.lu e verificar pois cada representação diplomática em função dos país estabelecido pode ter regra ligeiramente diferente e que pode mudar com o tempo.

      Excluir
  2. Olá Fabio tudo bem?
    Tenho uma dúvida, vou para Londres em setembro e gostaria de saber se posso entrar em UK com o passaporte temporário e lá fazer o biométrico?
    Pois vou para morar, eu meu esposo e minha filha e estou pensando em fazer o passaporte temporário meu e da minha filha aqui do Brasil para já entrar com o passaporte europeu em UK.
    Agradeço desde já a atenção.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol.
    Sou Fernando, tenho a mesma dúvida que vc, vi que não deram retorno aqui no blog. Vc conseguiu alguma informação em outro site?
    Obrigado

    ResponderExcluir