Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Informações sobre nosso Censo de luxemburgueses



Prezados leitores, há algum tempo postei um pedido para os luxemburgueses (descendentes que já buscaram a cidadania ou não) para que fizéssemos uma espécie de censo dos luxemburgueses no Brasil.

Sei que existem inúmeras pessoas que não responderam ainda, se este é o seu caso, vá neste link e cadastre-se para que tenhamos estas informações.É bem fácil e rápido.

Do total de respondentes tivemos a grande maioria concentrada na cidade de Curitiba 36% do total. Depois disso, o norte catarinense com 18%. Foram 71 respondentes até agora.

O estado com maior número de cadastrados é SC com 50%, seguido de PR com 40%. O restante está espalhado pelo Brasil.(RS, SP, MG, ES, RJ)

Vamos aguardar mais tempo para mais pessoas se cadastrarem e com isso tentarmos nosso intuito de sensibilizar as autoridades luxemburguesas desta comunidade de descendentes de Luxemburgo que vivem no Brasil.

Conto com vocês e passo mais parciais quando tivemos mais respondentes.

5 comentários:

  1. Oá Fabio. Minha mãe é a descendente do luxemburguês. Se eu quiser a cidadania, somente ela deve ser a requerente ou devemos os dois fazer duas requisições? Tenho também dois filhos (menores) que gostaria de incluir.

    ResponderExcluir
  2. Olá Alvaro, até onde sei, cada interessado maior de 18 anos que queira a cidadania, deve entrar com o processo. Os filhos menores de 18 anos não precisam entrar com processo pois herdam automaticamente a cidadania dos pais.
    Portanto, se sua mãe não tem interesse da cidadania, você poderá poupar gastos e fazer somente o seu processo. Eu fiz assim, meu pai não buscou a cidadania. Isto não impede que sua mãe não possa entrar e solicitar quanto tiver o interesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio, obrigado pela resposta. A princípio, eu, ela e meu irmão devemos requerer e fico preocupado como isso vai funcionar. Tenho uma certidão de casamento original do meu tataravô por exemplo. Entendo que uma cópia autenticada não será aceita em Luxemburgo e somente um de nós poderia utilizar este documento caso não saibamos o cartório de qual cidade o emitiu. Vi que tem alguns cônsules honorários, você chegou a procurar por algum deles para tirar dúvida?

      Excluir
    2. Alvaro, no meu blog eu comento que pessoas da mesma familia não precisam repetir os documentos, vc pode mandar em um documento e assinalar que várias pessoas da sua familia vão utiliza-lo. Isto é mais inteligente e economiza $ e espaço nos arquivos.
      Não envie a certidão original antiga do seu tataravô.Estes documentos antigos com selos, caligrafia antiga até tem um valor sentimental. Vá até o cartório que a expediu originalmente este documento e peça uma segunda via. Esta segunda via que tem o mesmo efeito jurídico que uma original e é este documento que deve ser encaminhada para tradução juramentada.
      Lembre-se os documento originais enviados para Luxemburgo serão arquivados na pasta do seu processo e não serão mais devolvidos.
      Procurei sim os consulados honorarios, mas eles não me ajudaram em nada. Todo o contato que fiz foi direto com o Ministério da Justiça em Luxemburgo.

      Excluir
  3. Descendo de Luxemburgues de sobrenome Bertemes em Santa Catarina

    ResponderExcluir