Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Reconhecimento de diplomas superiores (obtidos fora de Luxemburgo)

O pequeno país de Luxemburgo possui uma universidade. Mas ela existe somente ha 11 anos. Multi lingual (inglês, alemão e frances) como tudo naquele país.


Luxemburgueses que precisavam de um ensino superior precisavam ir para Aachen na Alemanha ou Paris ou Bruxelas. Ainda hoje isto acontece porque a Universidade de Luxemburgo não tem uma gama de cursos tão ampla.

O ministério da educação Luxemburguês solicita aos cidadãos que registrem os seus diplomas de curso superior obtidos no exterior (fora de Luxemburgo).
Foi o que eu fiz. Mandei para lá um formulário que está no site do ministério e uma copia autenticada dos meus diplomas.

O resultado? Veio cerca de um mês depois. Uma carta escrita em francês com um decreto da ministra da edução autorizando eu usar o nome do título (em português) que está no meu diploma.

Em que me ajuda? Não sei ainda. Mas pelo menos estou mais preparado talvez para um dia ir para lá. Detalhe, o reconhecimento não tem custo nenhum. Só a autenticação do cartório e o correio que foram os meus custos.

ATUALIZAÇÃO DE 29/12/2014: Segundo noticia aqui, a partir de 1/1/2015 o reconhecimento de diplomas será objeto de uma taxa.

9 comentários:

  1. Que bacana! Vou fazer isso. As informações estão no site do Ministerio de Educação de Lux? Você fez a tradução juramentada das certidões?

    ResponderExcluir
  2. Não precisa tradução. Eu segui as informações do guichet.lu, mas o ministério de pesquisa e ensino superior tem o site: www.gouvernement.lu/mesr

    ResponderExcluir
  3. Ola, tudo bom, entrei no site não achei o formulário nem o endereço para mandar os docs, vc sabe me dizer onde encontro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , tudo bem.
      Felizmente as coisas são bem explicas no site deles veja nos dois sites abaixo. Está em francês, lamento. Um deles é para homologar diplomas para as áreas da saúde e para lecionar. Outro é o reconhecimento do título universitário obtido no exterior.
      http://www.guichet.public.lu/citoyens/fr/enseignement-formation/etudes-superieures/reconnaissance-diplomes/homologation-diplome/index.html

      e também aqui

      http://www.guichet.public.lu/citoyens/fr/enseignement-formation/etudes-superieures/reconnaissance-diplomes/inscription-registre-titres/index.html

      Excluir
  4. Isso é válido para todos os cursos? Sou formado em 1994 em universidade federal. Válido para qualquer universidade em qualquer ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Agamenon, no site do governo, não consta restrição em termos de curso/ano.
      O processo é um pouco mais complexo para atividades de educadores e profissões relativas ao campo da saúde.

      Todas as informações estão aqui em francês, mas recentemente em inglês também (link no título da tela para visualizar as informações em inglês).

      http://www.guichet.public.lu/citoyens/fr/travail-emploi/reconnaissance-diplome/reconnaissance-etudes/reconnaissance-equivalence-diplome/index.html

      Excluir
  5. Copia autenticada em cartorio comum ou embaixada especifica?

    ResponderExcluir
  6. Copia autenticada em cartório mesmo.
    Hoje (16/3/2017) o Brasil não tem embaixada de Luxemburgo. Está prometido para até o final deste ano abrir um embaixada de Luxemburgo em Brasília. Consulte o site do GUICHET acima, pois se as regras mudarem ali tem as instruções atualizadas.

    ResponderExcluir
  7. Olá, não achei para onde devo enviar?!

    ResponderExcluir