Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Dá para trabalhar no serviço público luxemburguês?



Depois de conseguir a cidadania luxemburguesa esta ideia até me passou pela cabeça, mas quando fui ver as exigências, na época praticamente descartei. Mas, olhando melhor sabe que não é um sonho impossível?



Neste mês o governo luxemburguês fez o lançamento de um novo portal de recrutamento do funcionalismo público. Fui olhar um pouco a respeito e tive algumas surpresas sobre este assunto e que até me elevaram as esperanças de talvez algum dia poder até trabalhar no serviço público luxemburguês.



Quem quiser ver o novo portal o link está é este http://www.govjobs.public.lu/fr.html .



Na data de hoje haviam 80 vagas diversas. A candidatura é feita online.



O que me chamou a atenção?

  1. Em primeiro lugar que para algumas destas vagas não precisa ter a nacionalidade exclusivamente luxemburguesa. Ou seja, a escassez de pessoal faz com que o governo diminua a exigência com o intuito de conseguir mão-de-obra.
  2. A principal barreira para acessar o serviço público luxemburguês, portanto não é nem o fato de ter a cidadania luxemburguesa. Para algumas vagas é OBRIGATÓRIO ser luxemburguês, mas para outras é possível entrar com OUTRA cidadania da Européia. A principal barreira é o domínio dos 3 idiomas! Foi isso que quase me descartou a ideia de acessar o serviço público. Mas, olhando melhor tem alguns pontos interessantes que podem dar esperança.



Em relação ao domínio das línguas existem regras. Não é necessário que você seja EXPERT nas 3 línguas. E ainda que o nível de exigência de domínio em cada língua muda!

Veja no quadro abaixo extraído da lei luxemburguesa qual deve ser o nível do domínio da língua:

(expressão oral e compreensão oral)


Cargos Alto nível

1ª língua: C1

2ª língua: B2

3ª lingua: B1

Cargos médio nível

1ª língua: B2

2ª língua: B1

3ª língua: A2

Cargos nível inferior

1ª língua B1

2ª língua A2

3ª língua A1



Este domínio das línguas obedece o quadro comum Europeu de referência de línguas.  E pela lei pode ser dispensado de provar este domínio pelo estudo no sistema de ensino luxemburguês, ou pelo estudo nos países vizinhos que possuem um destes idiomas como idioma principal (exemplo: Alemão e Francês).

Também é possível obter a dispensa da prova de domínio de línguas a obtenção de um certificado atestando o domínio da língua por um organismo acreditado (não especifica qual, mas deve ser um Instituto Goethe, Aliança Francesa, imagino eu)



Ou seja, você não precisa falar como um NATIVO para ter acesso ao serviço público. Claro que outras exigências em termos de conhecimentos profissionais serão exigidos, mas as línguas não ficarão como uma barreira intransponível.

2 comentários:

  1. Francês, alemão e luxemburguês? As 3 línguas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as 3. Mas como comentei, achei que precisava ser fera nas 3 línguas, mas pelo menos, são níveis de exigÊncia diferentes.

      Excluir