Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O Certificado de nacionalidade

Quem recebeu em casa o Certificat de Nationalité, o certificado de nacionalidade, sabe como é a emoção de ver o nome ali.

O documento final, oficial, declarando que você possui a cidadania luxemburguesa.

O documento é pessoal , mas aí bate uma dúvida: ao final tem uma observação, este documento é válido até uma certa data. Será que vou ter que fazer tudo de novo depois desta data? Será que eu perco a cidadania depois desta data?

Venho aqui para tranquiliza-lo. A data de validade é apenas um item de segurança. Você não perde a nacionalidade nem precisa passar por todo o martírio de documentos para conseguir renova-lo de novo.

O documento do certificado é impresso num papel especial com vários itens de segurança contra fraudes. Tem marca d'água, micro inscrições, fita e itens tridimensionais. Tudo para manter a segurança de um documento tão importante. Como a tecnologia evolui, um ou mais itens de segurança podem se tornar obsoletos. Por isso, renovar vai atualizar os itens de segurança para manter toda a confiabilidade no documento. Pelo mesmo motivo os passaportes de todos os países são renovados.

Quem não renovar ou até mesmo nem pagar os 10 Euros necessários para emitir este certificado não perde a cidadania. Apenas não terá um documento para prova-la.

Eu iniciei o meu processo de renovação do meu documento que expira em 17/11. Vou aguardar terminar todo o meu processo para dividir com todos aqui como fazer. Mas é muito simples. Tudo é feito por e-mail, ou internet e custa menos de cem reais. Espero postar isso no inicio de dezembro ou final deste mês.

O certificado de nacionalidade é emitido pelo mesmo departamento que emite os certificados de antepassados. O Service de l'indigénat. Eles tem um número especial para atendimento com relação a este assunto. (+352) 247-84 5 32 – Certificat de nationalité (Heimatschein)

Você pode falar com qualquer um do departamento pois aqui tem a lista telefônica e contatos de e-mail de TODOS deste departamento.

Atualização:
Fiz o pagamento de 10 Euros no dia 18/11.
Enviei o pedido de renovação por e-mail no dia 21/11. (aguardei um dia para processar o pagamento)
Recebi no dia 23/11 por e-mail da atendente do setor a confirmação de que a minha renovação está em tratamento.

ATUALIZAÇÃO 20/12/2016
Chegou hoje pelo correio o meu certificado de nacionalidade renovado até 2021!
Portanto, todos os procedimentos acima foram confirmados, funcionam, e tem um custo baixo para 5 anos de documento válido.


Bom proveito para todos!

16 comentários:

  1. Quanto tempo durou o teu primeiro Fabio?

    Hilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu teve a validade máxima permitida em lei que é 5 anos.

      Excluir
  2. Eu enviei meu processo para Luxemburgo em Abril/2016, alguém sabe me dizer quanto tempo em média estão demorando para dar uma resposta atualmente?

    ResponderExcluir
  3. Acho que depende da fase do processo. Segundo informação de uma funcionário do Ministério da Justiça de lá, há muitos pedidos a serem analisados solicitando o certificado de ancestral. Meus irmãos foram a Luxemburgo em 31/05 assinar o pedido de recuperação da Cidadania e foi aceito em 24/10.

    Hilton Ruthes

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu certificado está pra vencer agora. É necessário que eu renove imediatamente após vencer ou posso renovar quando irei utilizar novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José, o certificado é um documento seu para provar que é Luxemburguês. Vc só precisa dele enquanto não tem uma carteira de identidade de Luxemburgo. Vencendo o documento vc não perde a cidadania. Só não poderá fazer a identidade ou solicitar passaporte. Mas continua como cidadão normalmente. Renove-o quando for precisar.

      Excluir
  6. Olá Fábio, uma curiosidade: como você faz o pagamento dos 10 euros? Transferência bancária? Achei caro o processo bancário considerando um valor para transferência tão baixo. Queria saber se vocês têm outra solução para a questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle, a partir de abril deste ano este certificado passará a ser grátis.
      Mas por agora terás que pagar por ele. Se fizeres por banco, geralmente é caro mesmo. Cada ordem tem um custo de emissão. No Banco do Brasil (um dos mais caros que vi) eles cobravam 100 dólares por envio. Um absurdo de caro. Dependendo do banco que você tenha relacionamento eles podem cobrar um valor mais baixo. Mas inevitavelmente tem um custo a emissão de ordem de pagamento internacional. Verifique quanto custa fazer esta transferência numa casa de câmbio (confidence, etc). Acho que cobram custos menores. Só não esqueça de fazer constar na ordem o código BIC além do código IBAN pois senão a transferência não é concluída.

      Excluir
  7. Bom dia Fabio!
    Minhas duvidas

    1) Meu esposo ganha cidadania se eu conseguir?

    2) Na recuperacao de cidadania, segunda parte a pessoa vai passar por uma entrevista? Se sim. Precisa falar qual idioma?

    3) Como devo encaminhar os documentos sendo que tem mais de seis pessoas da mesma linhagem que tmb estão solicitando a cidadania Luxemburguesa do mesmo antepassado. Uma carta e as certidões principais do antepassado,( nascimento, casamento e óbito) traduzidos sendo anexada uma unica vez, mas que serivira para uma analise conjunta, juntamente com os doc de cada interessado?

    Ou faço uma cópia autenticada dos documentos principais (do descendente imigrante como; nascimento, casamento e óbito), juntamente com a tradução juramentada e envio uma a uma em cada processo?

    Grata.

    Elis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis, eu não respondo posts anômimos mais no site. Da próxima vez faça o post não de forma anônima.
      resposta:
      1) não. Mas olha no blog ele poderá se naturalizar mais tarde sob certas condições.
      2) não existe entrevista. Tem um questionário que vc precisa responder escrito em francês. Se não trouxer respondido vão fazer todas as perguntas para vc do questionário. Lá o atendimento pode ser em inglês.
      3)está explicado no blog. Não vou repetir aqui o que já está escrito.

      Excluir
  8. Me identifiquei abaixo. Pois como já tinha te falado, não consigo atualizar o google, estou com problemas na minha senha. Pergunte 3 perguntei pois sempre muda alguma coisa. Muito Obrigada mesmo assim!
    Elis

    ResponderExcluir
  9. Estou em dúvida se posso enviar a cópia do passaporte simples ou necessariamente precisa ser autenticada? Para primeira fase pois minha linha é materna

    ResponderExcluir
  10. Fabio, vi nessa postagem que os certificados sao feitos com papéis especiais e detalhes de segurança. Recebi meu certificado smes passado e veio em papel oficio comum, sem absolutamente nenhum item de segurança. Achei estranho mas pensei que fosse assim mesmo, mas agora fiquei intrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. em 2017 os certificados em papel moeda foram substituídos por um modelo mais simples. Isto aconteceu com a digitalização dos serviços em Luxemburgo. Agora vem um papel A4 com um carimbinho azul. Fique tranquilo, agora seu status como cidadão está no sistema eletrônico. (o mesmo do registro nacional)

      Excluir
  11. Agora estou mais tranquila rs. Muito obrigada pela atenção Fabio!

    ResponderExcluir