Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Dica de como buscar certidões difíceis de achar


Mais uma dica para conseguir documentos/informações. Neste blog comentamos que para conseguir a cidadania é necessário pesquisar os documentos dos seus antepassados. Isto pode ser feito entrando em contato com cartórios, igrejas, etc. E também pode ser feito através do site www.familysearch.org.

Neste site é possível pesquisar se existe um registro de seu antepassado. Mas pouca gente sabe que existem diversos documentos neste site e que AINDA não foram colocados no banco de dados para pesquisa. Ou seja, se vc vai na tela abaixo e tenta digitar seu antepassado, não aparece nada.




Se este é o seu caso, sabia que existe a possibilidade do seu antepassado estar em uma coleção ainda não digitalizada. Para isto clique em cima do mapa que está ao lado da pesquisa e selecione o pais BRASIL.

Quando abrir nova página role a página bem para baixo e verá a tela abaixo onde aparecem os  registros APENAS DE IMAGENS do Brasil.




Se você escolher por exemplo, REGISTRO CIVIL DE SANTA CATARIA, aparecerá uma tela para confirmar a visualização de imagens e ao clicar neste link (Procurar em 1.038.133 imagens ) aparecerá o menu da cidade que deseja pesquisar.




Depois conforme acima selecione o tipo de certidão a visualizar e o período e pronto. Aparecerá o registro para consulta




Neste caso eu fui no índice de nascimentos. E está com a letra legível. Mas documentos antigos são escritos com caligrafia até difícil de entender. Mas não é algo impossível. Você consegue pescar os dados importantes. 

Isto pode ser útil para ver os dados do teor total do registro e talvez conseguir mais informações na busca de documentos.  O índice pode estar errado e seu antepassado está lá.




É mais uma fonte de pesquisas para sua documentação.

Um comentário:

  1. Amigos, somente para deixar registrado neste tópico. Enviei meu pedido para Luxemburgo apenas com o registro de nascimento luxemburguês que localizei no familysearch. Ou seja, acredito ser desnecessário solicitar cópias autenticadas por eles. Abs

    ResponderExcluir