O Ministério da Justiça de Luxemburgo divulgou as estatísticas relativas a recuperação, naturalização e renúncia da cidadania Luxemburguesa para o último ano (2014).
Houve ao todo quase 5 mil aquisições da cidadania e apenas uma única renúnicia da cidadania.
O Brasil teve apenas 10 naturalizações e ínfimos 5 casos de pessoas que recuperaram a cidadania pelo artigo 29 da lei de 2008, que cita pessoas que tem um antepassado luxemburgues. (em 2013 foram 5 também, e 2012 foram 3).
Alerto que restam hoje (março/2015) 3 anos e 9 meses para entrar com o pedido de recuperação. Ou seja, para entrar com o pedido você já precisa estar com o Certificado de Antepassado Luxemburguês em mãos. Ainda não houve mudança na lei, então a regra é essa hoje.
Quem tiver interesse em ver a estatística de cada país veja aqui
Só 5?
ResponderExcluirQuatro dessas foram da minha família. rsrs
Na verdade não Flavia estes 5 listados são apenas os que conseguiram o certificado de antepassado e foram num cartório Luxemburguês assinar pedido de recuperação e este pedido foi processado em 2014. Foi o caso da Glacy em SP. O seu caso (assim como o meu) , nós não precisamos "recuperar" a cidadania porque já a tínhamos,Só precisamos provar com documentos que já possuíamos esta qualidade. Mas me espanta o número baixo ainda porque é relativamente fácil conseguir a cidadania por Luxemburgo. Basta ser descendente , ter os documentos e fazer as burocracias. Talvez com a deterioração econômica brasileira, mais pessoas busquem este direito, que hoje vai só ate 31/12/2018.
ResponderExcluirEm 2015 serão os 16 da minha família! :)
ResponderExcluirComo procedo para conseguir Certificado de Antepassado Luxemburguês? Estou juntando a documentação e quero ir a Luxemburgo para entrar com o pedido de recuperação.
ResponderExcluirTom, leia os posts abaixo na ordem abaixo. Vc terá a informação.
ResponderExcluirwww.cidadanialuxemburguesa.blogspot.com.br/2014/02/como-fazer-para-ganhar-cidadania.html
www.cidadanialuxemburguesa.blogspot.com.br/2014/02/consegui-o-certificado-de-antepassado-o.html
Ótimo blog Fábio! Por acaso você possui informações de como obter a cidadania de Luxemburgo por investimento ou abertura de empresa lá? Minha família possui há alguns anos uma empresa ativa em Luxemburgo e estamos agora interessados em tirar a cidadania! Obrigado!
ResponderExcluirJoão , não lembro de ver nada relativo a isso na lei de 2008. Mas, até onde sei, se vc possui uma empresa, você poderia pleitear um visto de residente de longa duração. Se você cumprir os requisitos de permanencia no pais por 7 anos poderá sim se naturalizar Luxemburguês. Existem outras exigências como passar no teste falado de luxemburguês, etc. Mas a possibilidade de se naturalizar existe. Tem que ver o seu objetivo, se é ter uma residência temporária ou fixar raizes mesmo. Sugiro ler documento sobre naturalização.
ExcluirBromenschenke alguem Desta familia com alguem documento Antigo que possa ajudar? 27 998058152
ResponderExcluirFamília Koch. Procuro pelos registros de nascimento e casamento. Poderia me indicar em quais arquivos posso encontrar?
ResponderExcluir