Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Nova carteira de identidade Luxemburguesa



Novidades para os cidadãos luxemburgueses! A partir de primeiro de julho de 2014, os luxemburgueses residentes no exterior poderão ter uma carteira de identidade luxemburguesa. Antes disso só os residentes em Luxemburgo tinham este direito.

A vantagem é duração deste documento que é válido por 10 anos e substitui o passaporte para viagens dentro da comunidade europeia. (a mesma coisa acontece no mercosul onde para entrar na Argentina, Chile, Uruguai você precisa apenas da carteira de identidade brasileira)

Será um alívio para os residentes no Brasil que precisam de um passaporte, pois o passaporte hoje é emitido aqui no Brasil com validade de apenas 1 ano. Só os emitidos em viagem em Luxemburgo é que valem 5 anos.

Enviei um e-mail questionando o Consulado Honorário de Luxemburgo no Brasil para saber qual é o processo. Espero que seja mais simplificado do que o passaporte. (são eles que tem que intermediar esta demanda, de acordo com a lei)

Esta nova carta de identidade possui um chip e até poderia em tese ser utilizado para assinatura digital de documentos, permitindo por exemplo que sejam feitas algumas operações pela internet.(procurações, declarações, solicitações, etc.)

O documento em si custa 14 Euros. Caso ele seja solicitado do exterior eles pedem mais 20 Euros como taxa de envio.
Não sei ainda o custo dos demais documentos que precisam ser enviados para emitir esta carta. Assim que eu souber posto aqui no Blog.

 Fonte da noticia: http://www.guichet.public.lu/citoyens/fr/citoyennete/papiers-identite/carte-identite/nouv-carte-identite-adulte/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário